sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

«A sociedade somos nós que a fazemos»

Desde o início da humanidade que houve a necessidade de se construir uma sociedade, pois ninguém sobrevive sozinho. A sociedade é todo o meio envolvente, onde cada um se insere. Existem vários tipos de sociedade, coexistindo cada uma delas de acordo com as pessoas que a formam e que nelas se inserem.

No fundo, a sociedade é cada um que a faz, uma vez que a maneira de pensar e de agir de cada ser humano poderá influenciar o comportamento do outro.

Ao coabitar com uma grande diversidade de seres, com formas de estar diferentes, surge a necessidade de se implementar regras, leis, que permitem orientar, «controlar» a forma de estar dos indivíduos. Mas, a formação de uma sociedade reside nos actos feitos, em comum, por uma comunidade, cada comportamento interfere no meio envolvente.

Embora sempre haja indivíduos que, quebrando essas regras impostas, tentem formar uma pequena comunidade diferente, influenciando negativamente os restantes membros. Por exemplo os corruptos, os ladrões, os toxicodependentes, os ambiciosos fazem de tudo para poderem fazer o que querem, logo têm comportamentos negativos, apenas vão influenciar o meio social envolvente.

Desta forma, cada comportamento individual irá poder tornar-se em colectivo, piorando ou melhorando o meio em que todos nós estamos inseridos. Visto que a sociedade em que vivemos actualmente está a entrar num meio que não é o mais correcto, poderemos dizer que alguns dos actos negativos estão influenciar cada vez mais todos os habitantes desta sociedade. Efectivamente, estão a deixar de se praticar as boas normas que colaboram para um bom funcionamento da sociedade, tais como ajudar os outros e não pensar só em cada um pois todos precisamos dos outros, saber comportar-se perante diversas circunstâncias, quer isto dizer que estamos a ter cada vez mais maus comportamento que afectam negativamente a nossa sociedade.


Sónia, Helder, Tiago Fernandes

Sem comentários: